quinta-feira, 15 de março de 2012

Capitulo 3 - Ajustes mais correctos numa bicicleta

A ALTURA DO SELIM

A altura do selim, deve medida ao longo do tubo do selim, entre o centro do eixo do movimento pedaleiro e a parte superior do selim, é determinante na optimização da aplicação da máxima força do ciclista, com um desgaste físico mínimo, durante o gesto técnico de pedalar. Para encontrar-mos a altura correcta do selim, utilizamos a seguinte equação (Método de Greg LeMond):

altura do selim (cm) = altura de entre-pernas (cm) X 0,883


O RECUO DO SELIM (*)

O recuo do selim é outro ajuste fundamental, tendo em vista a optimização da tua bike para uma eficiência máxima. O objectivo, como ponto de partida, é posicionar, na vertical, a rótula do joelho sobre o eixo do pedal, quando os pedais se encontram em posição neutra (na horizontal). Para esta medição, a bike tem necessariamente de estar sobre uma superfície horizontal e o ciclista deve usar o seu calçado de pedal.

Um posicionamento recuado 1 a 6 cm atrás da posição neutra proporciona melhor tracção nas subidas mantendo-se sentado e é adequado para ciclistas que optam por cadências de pedalada mais lentas, com maior aplicação de força. Por oposição, um ajuste avançado 1 a 2 cm em relação à posição neutra é adequado para quem tem uma cadência de pedalada mais elevada. Este ajuste pode também ser recomendado para ciclistas que tenham tendência para sofrer de dores lombares.

(*) retirado do site "Tigres do Pedal

DIMENSÃO DO GUIADOR

O guiador da sua bicicleta de montanha deverá respeitar um principio importante, e que diz respeito ao seu comprimento.
Claro que com um guiador mais largo, será mais simples controlar a bicicleta, como por exemplo no downhill, mas se for para trilhos mais técnicos, irá ter grandes dificuldades em contornar alguns obtáculos. No caso de ser um guiador curto demais, irá ter dificuldade em controlar bem a bicicleta, em grandes descidas, e que precisem de grande controlo sobre a bicicleta..
Numa bicicleta de btt, o guiador deverá ser no máximo, do tamanho da largura Entre-Ombros.
Esta medição é feita, com o corpo encostado por exemplo numa parede, e a partir daí marcar por exemplo com um lápis a partir da sua distância no exterior do ombro, quer do esquerdo, quer do direito, e essa será a sua distância de "Entre-Ombros" que corresponderá ao comprimento mais correcto para o seu guiador.



ORIENTAÇÃO DAS MANETES DE TRAVÃO E SHIFTERS

As manetes de travão, quer frontais, quer traseiras, deverão seguir o seguimento da linha imaginária dos seus braços, de modo a manter uma posição ergonómica sobre a bicicleta.
Deste modo, os seus pulsos não farão qualquer tipo de movimento, nem terão posturas incorrectas, que o levariam a ter problemas de articulações.
Nesta situação as manetes, irão ter uma posição especifica para cada atleta, pois todos nós somos diferentes, e todos nós temos estruturas e dimensões antropomórficas diferentes.

ORIENTAÇÃO DOS BAR-ENDS

Os Bar-Ends (vulgo "cornos" ou extensões de guiador) deverão ser colocados mediante uma posição quase horizontal, paralelo ao chão, ou no seguimento da linha do tubo superior do quadro.
Por uma questão estética, e também ergonómica, usamos os bar-ends para executar trabalho em esforço sobre o quadro, quando pedalamos em pé na bicicleta.
Também a utilização dos bar-ends, diz respeito a uma utilização com vista a poder descançar alguns grupos musculares superiores.

Espero que através de mais este capitulo lhe tenha conseguido tirar mais alguma dúvida que tenha.
Até ao próximo capitulo e boas pedaladas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Capitulo 2 - Tamanho de quadro de Btt ideal

Boa tarde, neste capitulo vou falar sobre o tamanho de quadro de montanha ideal para cada ciclista.
Ora bem, em relação a esta questão, pensava-se que o factor principal era utilizar a altura de um ciclista, como medida fundamental para saber o tamanho do quadro de uma bicicleta de montanha, mas depois surgiu a regra que foi publicada pela revista norte-americana Mountain Bike Action, em Janeiro de 1992, e que tem sido utilizada até aos dias de hoje.

O calculo deverá começar por determinar a altura de Entre-Pernas.

Para efectuar esta medição, basta o ciclista colocar-se direito junto a uma parede com calções que costuma utilizar para a prática da modalidade e com o calçado que costuma utilizar quando pedala. Os pés devem estar afastados 15 a 17,5 cm. e com qualquer régua, colocar no meio das virilhas, e com uma fita-métrica, medir a distância da régua ao chão. Isto dará a sua altura de Entre-Pernas.


Depois de saber a sua altura de Entre-Pernas, transforme em polegadas (já que a modalidade nasceu nos EUA) e então subtraia 14.

Por exemplo:

83cm (Entre-Pernas) : 2,54 (uma polegada) = 32,67 polegadas
32,67 - 14 = 18,67 polegadas

O quadro a ser escolhido, seria então um quadro de 18.5. (O facto de termos de transformar as medidas em polegadas, diz respeito das dimensões dos quadros serem construídos e dimensionados em polegadas.)

Espero ter ajudado a tirar mais alguma dúvida, e continuação de boas pedaladas!


PS: Peço desculpas pelo facto de ter utilizado estas pernas, mas infelizmente eram as únicas que tinha á mão... :P

segunda-feira, 12 de março de 2012

Capitulo 1 - Identificação das partes

Ora bem, para este primeiro capitulo escolhi responder, ou pelo menos tentar dar a conhecer aos mais inexperientes, o inicio dos inícios (para quem já está familiarizado, ou mais do que isso pode passar esta fase...), a estrutura de uma bicicleta, neste caso uma bicicleta de montanha!

Deixo-vos ficar algumas imagens com as devidas legendas das partes mais importantes de uma bicicleta.

Vista geral de uma bicicleta de montanha


 
Composição de um quadro


 
Composição mais geral de um guiador
 


Composição de umas rodas

Apesar do uso destes termos serem muito gerais, e a maior parte da comunidade que utiliza a bicicleta, já as conhecer de trás para a frente, estas imagens servem para, por exemplo alguém que se esteja a iniciar neste desporto saber, em qualquer situação explicar-se da melhor maneira, por exemplo a um mecânico, ou então discutir com algum amigo sobre aspectos técnicos da sua bicicleta...

Espero que o tenha ajudado a descobrir um pouco mais sobre a sua bicicleta!
Cumprimentos e boas pedaladas!

domingo, 11 de março de 2012

Bike Repairing Tips

O Bike Repairing Tips surge com a intenção de ajudar a comunidade "ciclistica" a utilizar a sua bike da forma mais correcta possível, seja ela na forma de andamento, quer na sua manutenção.

O meu nome é José Oliveira, e neste momento sou finalista do curso de Tecnologias e Design de Multimédia de Viseu. Apesar do meu curso não ter muito a ver com a área da mecânica :P , sou uma pessoa curiosa, e que gosto de tudo o que tenha a ver com bicicletas.

Talvez seja até um pouco fanático demais, mas é um gosto de há já muitos anos :)

Tudo começou com aquele primeiro triciclo que todos nós tivemos, passando pela bmx com suspensão, mais tarde uma bicicleta de btt de aço, até conhecer o prazer de subir verdadeiras paredes numa bicicleta de alumínio.
Posso dizer que o fanatismo é grande, e com todos estes anos a mexer, e a descobrir, vou tentar dar-vos umas dicas que vos podem ser úteis
um dia.

É com grande prazer que inicio este Blog, e espero que aceitação seja boa por todos os amantes das bicicletas tal como eu!
Bem-vindos, e espero poder também responder ás vossas questões e/ou dúvidas!